Descrição
A Resolução normativa 687/15 – ANEEL estabelece os requisitos básicos de instalação e operação de uma “Usina Fotovoltaica” conectada à rede (Sistema Fotovoltaico Conectado à rede SFVCR).
A operação paralela com a rede elétrica da concessionária (ON-GRID) permite ao consumidor (ponto de ligação) a importação e exportação de energia (KWh) entre o sistema do consumidor e o sistema da concessionária.
Algumas características e benefícios associados são aqui representados para os SFVCR:
✔ Sem necessidade de prever armazenamento de energia;
✔ Sistemas operam em AC (Corrente Alternada), com a mesma tensão da rede e frequência industrial do sistema de geração de energia;
✔ Na ausência de tensão na rede elétrica, o sistema fotovoltaico deverá ser desconectado, visando à segurança operacional do sistema;
✔ A energia excedente pode ser exportada para a rede elétrica da concessionária na forma de composição de crédito;
De acordo com a agência nacional de energia elétrica (ANEEL), os sistemas fotovoltaicos são subdivididos em três categorias, em função da potência instalada, sendo:
✔ MICROGERAÇÃO: Potência instalada até 75KW;
✔ MINIGERAÇÃO: Potência instalada acima 75KW até 3 MW;
✔ USINA DE ELETRICIDADE: Potência instalada acima de 1.000 KW;
A principal característica de um sistema conectado à rede (ON-GRID) é a autonomia para gerar energia e importar ou exportar energia para a rede elétrica da concessionária. O benefício em utilizar um sistema conectado à rede consiste em exportar a energia excedente durante o período produtivo (dia) para a rede da concessionária e importar a energia da rede da concessionária no período não produtivo (noite).
Essa característica é conhecida como “Sistema de Compensação de Energia”, e é o modelo atualmente utilizado pelas concessionárias de distribuição de energia no Brasil, em cumprimento às resoluções normativas da ANEEL 482 e 687.
Uma vez não havendo créditos disponíveis no sistema de compensação de energia, a concessionária de energia local fará cobrança do fornecimento de energia como é tradicional.
Salientamos ainda a importância de um medidor bidirecional para registrar a energia importada e exportada. Os medidores bidirecionais possuem entradas analógicas para corrente e tensão, visando a orientação do fluxo de potência. Internamente, o medidor opera com uma grandeza que reflete a quantidade de energia em trânsito (Corrente) e outra grandeza para indicar qual é o sentido do fluxo de potência (polarização ou referência).
Os principais componentes de um sistema conectado à rede (ON-GRID) são:
✔ Módulo fotovoltaico (Placa solar);
✔ Estrutura para os módulos fotovoltaico;
✔ Inversor interativo ou Inversor fotovoltaico;
✔ Dispositivo de proteção contra surto – DPS;
✔ Chave seccionadora ou disjuntor termomagnético (DC);
✔ Fusíveis de efeito retardado ou rápido;
✔ Cabos e conectores com proteção contra intempéries e raios UV para instalação fotovoltaica;
Sempre buscando oferecer soluções completas para a necessidade de seus clientes e seguindo os critérios das normas de segurança e eficiência elétrica, a TECHPARTS SOLUÇÕES realiza o projeto completo, a venda dos equipamentos, fabricação de acessórios especiais, a instalação, a homologação para o sistema de compensação de energia elétrica junto as concessionárias, treinamento entre outros.
Além disso a TECHPARTS SOLUÇÕES só fornece equipamentos e produtos de 1ª linha de qualidade dos melhores fabricantes do mercado como Intelbras, WEG, Elgin, Deye, SunGrow, Growatt, Jinko, BYD, LUXEM, Sunova, Clamper, MERZ, ABB, Baterias MOURA entre outros.
Catálogo de Gerador de Energia Solar Fotovoltaica ON-GRID por Techparts Soluções